11 de fev. de 2013

Origem do XA-VAT


Közi (XA-VAT 2010)
Hello! Esse post será sobre algo que andei pensando a respeito ultimamente. Você pode não gostar muito, caso não tenha interesse por essa banda. Ficou um pouco... grande, pois tem muitas ligações de pensamentos e explicações, então me desculpem. Coloquei as partes de leitura opcional em letras mais escuras.


Bom, não se encontra a biografia do XA-VAT em lugar algum (e se tiver, só em japonês, haha, tãao útil...), então decidi "pesquisar" o histórico de cada integrante pra ir fazendo uma ideia de como aconteceu o encontro desses quatro caras predestinados a criarem uma banda tão foda. Antes de criar o "XA-VAT", eles começaram como uma session band chamada "Killer Session". Ela é relativamente nova, sim, mas isso não é desculpa pra não se perguntar o por que dela não ser tão famosa como deveria (pelo menos, aqui no Brasil). Eu mesma me pergunto. E se a razão fosse falta de divulgação, estou fazendo minha parte aqui.


XA-VAT (2010)


Ainda mais, sabendo que essa banda reúne dois deuses musicais, o próprio Közi, e... o Ishii Shuuji. Outra pessoa notável é o Sadie do SPEECIES, outra banda incrível, seguindo os passos da antiga banda britânica Sigue Sigue Sputnik, de 1984, não só visualmente como musicalmente. Já o 4º integrante é o Takao Koma, que por ser um antigo amigo do Ishii (além de também ter sido membro do goatbed).



A qualidade sonora do XA-VAT é algo de outro mundo, a produção é ótima, possuem uma incrível gravadora (FlyingStar Records) e muitas vezes eu me pego pensando (principalmente enquanto ouço VAT-DANCE) "...nossa, eles devem ter refeito essa música 893572 vezes antes de finalmente lançar!", porque ela é perfeita. Provavelmente a minha preferida, nunca troco de música quando ela começa na minha playlist.

SPEECIES. 
Dá pra dizer que XA-VAT é, provavelmente, o projeto mais diferente do Közi. Ele sempre gostou de New Wave, mas foi nessa banda que ele mais pôde manifestar isso. Não tem nada de 'gótico' nas letras, e nem no visual. Depois de escutar goatbed e cali≠gari (bandas do Ishii), você pode ver a grande influência que ele também colocou nesse projeto perfeito. É meio complicado encontrar o fator-SPEECIES logo de cara (isso se você os conhece mesmo), mas com o tempo você percebe.

Foi então que fiquei surpresa quando eu descobri que o Mana (sim, o Mana chan) e o Sadie (yes, XA-VAT), na verdade, já saíram numa matéria de revista juntos (juntinhos, juntinhos!). As fotos estão logo abaixo. Talvez essa seja a ligação do Sadie para a formação XA-VAT que temos hoje

Aliás, o cara junto à eles é o vocalista do Art Marju Duchain (vou abreviar para AMD), que é outra banda foda (que mundo ótimo vivemos!). Na época, o Sadie era vocalista do JUBILEE (mais antigamente, ele era guitarrista), que era uma banda muito gótica mesmo (mesmo). É possível experimentar um pouco de JUBILEE (parece nome de bala) no próprio canal oficial do Sadie no YouTube. Ele é tão legal que posta uns rips de shows de VHS pra gente. Aposto que ele deve encontrar essas fitas jogadas pela casa dele e decide colocar na internet pra gente ver. Pela mesma razão do Sadie, provavelmente já encontramos a ligação do Közi com o XA-VAT.




Ver essas fotos quase me matou do coração, porque, considerando que o Mana conhece TODO MUNDO, ainda assim era a última coisa que eu esperava descobrir. Mas isso me ajudou a conectar as coisas (é óbvio). Uma coisa que não tem haver, mas é legal de saber, é que o Mana chan já se apresentou num show do AMD como convidado. Ou seja, todo mundo sempre foi muito amiguinho, até porque AMD e JUBILEE são bem parecidos. Tanto que houve uma época em que eu só escutava essas duas bandas, e isso sem ter sabedoria dessas scans. 

cali≠gari~
Algo ainda mais interessante, é que numa legenda de uma foto postada na internet há uns dias atrás, diz que o Ao (também do cali≠gari) mencionou o JUBILEE numa outra revista há muito tempo atrás. Ishii disse numa entrevista em 2011 "[...]eu conheci o Közi pela primeira vez quando eu era adolescente. Mas nos conhecemos de novo depois de 15 anos num show de um amigo nosso, no ano passado. Não veio em mente na hora "vamos fazer uma banda", mas nós pensamos que poderíamos fazer algo divertido"). 


Agora mesmo, encontramos as tantas ligações do Ishii.



Não sei qual amigo é esse que o Ishii mencionou, pode ser qualquer pessoa... Eu odeio matemática, mas eu fiz as contas aqui; a entrevista foi em 2011, esse tal show aconteceu um ano antes, 2010, e há 15 anos atrás, era 1995, a primeira banda do Ishii (cali≠gari) fez três anos em 1995 (embora ele só tenha entrado em 2000), e ele tinha 22 anos enquanto o Közi tinha 24, já no Malice Mizer. Wow. Ok.

Enfim.... *descansa o cérebro mal-utilizado* eu não acredito que tudo isso que aconteceu foi simplesmente coincidência, mas com certeza, no mínimo foi um grande empurrãozinho para a criação do XA-VAT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário